Home / Conteúdo / Conheça nove sintomas que podem indicar dependência de internet

Conheça nove sintomas que podem indicar dependência de internet

[ad_1]

RIO – Como saber se o seu filho está dependente da internet? Uma lista de nove sintomas, que você vê na imagem abaixo, apontados pela psicóloga Luciana Nunes, pode ajudar. Luciana é fundadora do Instituto Psicoinfo e se dedica a trabalhar na conscientização de pais e responsáveis nas atividades digitais de crianças e jovens.

Foto Shutterstock.com

– Há duas situações diferentes: abuso e dependência. O abuso é pecebido naqueles casos em que a pessoa não sai do celular, por exemplo, o que faz com que os outros estejam sempre reclamando, pedindo mais atenção. Já a dependência envolve comprometimento afetivo, social, profissional. É necessária uma avaliação profissional de um psicólogo para o diagnóstico – enfatiza.

Ficar atento aos sinais é muito importante para buscar ajuda, caso necessário. Se a pessoa apresentar cinco dos nove sintomas do quadro abaixo, é bom ficar alerta. Se o jovem já apresentar comprometimento escolar; afetivo (como isolamento da família) e social (optando por não encontrar amigos presencialmente para ficar on-line), ele pode ter um potencial estado de desenvolver TDI (Transtorno de Dependência a Internet), explica a psicóloga.

Luciana foi uma das convidadas do especial Seu filho nas redes, uma série de reportagens voltadas para os pais publicadas ao longo desta semana no site do jornal O GLOBO sobre jovens e novas tecnologias.

Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail.

TROCAR IMAGEM


Quase pronto…

Acesse sua caixa de e-mail e confirme sua inscrição para começar a receber nossa newsletter.

Ocorreu um erro.
Tente novamente mais tarde.

Email inválido.
{{mensagemErro}}

[ad_2]
Source link




Check Also

A sentença que condenou Lula: leia a íntegra

A sentença que condenou Lula: leia a íntegra

Direito de resposta ao Barros Tetelestai!

- Click aqui e cadastre-se GRÁTIS e receba notícias, informações e promoções do PODER JURÍDICO …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *