Home / Conteúdo / O que Significa Concluso para Despacho?

O que Significa Concluso para Despacho?

O que Significa Concluso para Despacho?

Concluso para despacho significa que o processo já está com o juiz e ele vai determinar qual a próxima decisão a ser tomada, qual será a próxima movimentação administrativa para que o processo tenha andamento.

Explicando palavra por palavra, o termo concluso quer dizer que os autos (processos) já estão com o juiz para serem analisados. Despacho, por sua vez, significa encaminhar, dar seguimento, enviar.

Estando conclusos os autos para despacho, o juiz tomará a sua decisão e dará o seu parecer depois de analisar o conteúdo de uma petição* para dar continuidade ao processo.

A partir daí o juiz toma a sua decisão, que pode deferir (concordar) ou indeferir (discordar). O juiz também pode intimar os envolvidos no processo. Depois disso, ele faz o despacho:encaminha o processo para o setor administrativo competente à questão.

Quando os autos estão com o status de conclusos para decisão interlocutória ou apenas conclusos para decisão isso quer dizer que a decisão do juiz sobre a petição em questão não é a sentença final, ou seja, o processo ainda deverá continuar.

Veja também...

9 sites gratuitos para estudar Direito para concurso

As disciplinas de direito são cada vez mais comuns em provas de conhecimentos básicos para cargos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *