Home / Conteúdo / TRT14 RO/AC – Capacitação de Agentes de Segurança no TRT 14

TRT14 RO/AC – Capacitação de Agentes de Segurança no TRT 14



Agentes de Segurança da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre participam de curso de capacitação

Realizado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, o curso, que aconteceu entre os dias 26 a 30 de maio de 2014 em Porto Velho, envolveu 27 agentes de segurança e consistiu de aulas teóricas e práticas voltadas às atividades desenvolvidas pela categoria, dentre elas atendimento ao público, segurança das comunicações/inteligência e contra inteligência, defesa pessoal, direção defensiva e evasiva, deslocamento motorizado, embarque e desembarque com veículos, técnicas de escolta e técnicas de varredura em ambiente confinado.

Com o objetivo de conscientizar os integrantes do curso da importância do atendimento ao público, o primeiro módulo aplicado pela professora Helena Goes, explanou não somente a verbalização com o usuário, mas principalmente a postura que deve ter o servidor em face o jurisdicionado.

O conteúdo do módulo de segurança das comunicações, inteligência e contra inteligência tratou do principal fator de segurança, envolvendo 90% do serviço que é relacionado a prevenção e inteligência. Os outros 10% divide-se em 5% à ação e 5% reação em face da ação tomada.

Técnicas de imobilização para conter eventuais agressores foram relembradas na disciplina de técnica de defesa pessoal, que também consistiu na manutenção do condicionamento físico de quem atua na área de segurança.

Outro tema de relevância no dia a dia do agente de segurança trabalhado na capacitação foi primeiros socorros. Nessa disciplina foram aplicadas técnicas de atendimento rápido e improvisado, entre elas de ressurreição cardio pulmonar e imobilização dos membros, enquanto não chega socorro médico .

Segurança das instalações possibilitou instruir os alunos sobre o controle de acesso às edificações do Tribunal, além de capacitar o agente para que este consiga detectar eventuais pessoas interessadas em fazer uso de meios ilícitos dentro das instalações da instituição.

A disciplina de direção defensiva, evasiva e anti sequestro, consistiu de instruções teóricas e práticas envolvendo os agentes de segurança no transporte e condução de autoridade em vias públicas, transposição de obstáculos e eventuais arranques em situação de emergência de forma segura.

Durante o curso foi feita uma avaliação física dos participantes.

Ascom/TRT14 (Alberto Alves )
Permitida a reprodução mediante citação da fonte ASCOM/TRT14
Siga o Twitter @TRTNoticia – (69) 3211 6371

source




Check Also

A sentença que condenou Lula: leia a íntegra

A sentença que condenou Lula: leia a íntegra

Direito de resposta ao Barros Tetelestai!

- Click aqui e cadastre-se GRÁTIS e receba notícias, informações e promoções do PODER JURÍDICO …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *